domingo, 5 de outubro de 2014

Textual description of firstImageUrl

Manual Cam

Para aqueles que gostam de fazer fotografia no iPhone, não há dúvidas que as novidades do iOS 8 foram muito bem vindas, em particular a possibilidade de controlar manualmente vários parâmetros da câmara do iPhone. Até agora, a app Manual Cam da LOFOPI, é por excelência a que melhor implementou estes novos controlos, trazendo uma app de grande qualidade para a App Store, obrigatória para todos os iPhoneógrafos.


Primeiro, a app é bonita e simples, como deveriam ser todas as apps de fotografia para iPhone. E apesar de ter um interface que se baseia ligeiramente nos botões das máquinas fotográficas, onde podemos ajustar os valores dos vários parâmetros arrastando o botão com o dedo, não se deixem enganar, porque podem fazer todos estes ajustes deslizando também o dedo pelo ecrã.

A Manual Cam arranca em modo automático, e tocando no ecrã activamos a mira de foco e exposição automática, exactamente como na app nativa da câmara do iPhone. Deslizar com o dedo para cima e para baixo permite-nos aumentar a luminosidade (+EVs), e deslizar para baixo escurece a imagem (-EVs), tudo muito rápido e prático para tirar fotos sem ter que pensar muito.

Deslizar o dedo para o lado direito e esquerdo do ecrã, permite-nos saltar entre uma série de filtros pré-definidos, cujo efeito é apresentado em tempo real, passando entre efeitos cinematográficos, lomo, vários preto e branco, etc (também podem ser acedidos individualmente no browser quando acedemos pelas definições).




Passando à frente a parte automática da Manual Cam, avançamos para os modos manuais, que estão sempre ali presentes no ecrã, à espera que os activemos. Então, basta seleccionar qual o parâmetro que queremos ajustar, e depois rodar o botão de ajustes, ou então deslizar o dedo no ecrã na vertical, para modificar os valores desse parâmetro apenas.

Podemos ajustar individualmente a sensibilidade ISO, a velocidade que controla a exposição à luz, o controlo de brancos que muda consideravelmente a temperatura e cor da imagem (um segundo toque faz com que apareça um menu com várias pré-definições, como tons de pele, paisagem, sol, nublado, luz interior, etc), e o foco manual (cujo botão ao ser activado mais que uma vez, salta de imediato para o modo de macro).

A qualquer momento podemos tocar uma vez no ecrã, passando de imediato ao modo automático do parâmetro que temos activado (ISO, Velocidade, WB, Foco). Para voltar ao modo automático total da Manual Cam, basta tocar 3 vezes no ecrã.

É de salientar que com o foco manual temos a opção de activar o zoom quando estamos a focar, aparecendo no ecrã inteiro de imediato uma porção da imagem aumentada, sendo mais fácil perceber se a zona que queremos está bem focada ou não. Se tocarmos no ecrã quando estamos no modo de focagem, em vez de aparecer a zona do centro aumentada, aparece a zona onde tocamos com o dedo.

A app conta com 2 temas, um escuro e um claro, perfeito para quando estamos a fotografar de dia no exterior, ou para quando estamos a tirar fotos à noite. Nas definições podemos tornar a Manual Cam numa app profissional mostrando todo o tipo de valores no ecrã principal, ou então completamente básica, mostrando o mínimo possível.

É também nas definições que podemos activar uma grelha para nos ajudar a compôr as imagens, alternar entre formato quadrado 1:1 ou 4:3, activar o temporizador (2 ou 10 segundos), aceder ao browser dos filtros em tempo real, e ainda activar a opção para activar o disparo tocando no ecrã por mais que 1 segundo.

Algumas apps bem conhecidas de fotografia já começaram a adoptar os controlos manuais, mas até ver, não há melhor app que esta Manual Cam, com um interface simples e prático, e uma implementação espectacular dos controlos manuais da câmara do iPhone. A app custa pouco mais que 2 cafés, e é app que eu recomendo vivamente a terem instalada no vosso iPhone.


Manual Cam na App Store (Brasil)

Manual Cam na App Store (Portugal)

Tamanho: 10.1 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário