quinta-feira, 8 de março de 2012

Textual description of firstImageUrl

iPhoto

Ontem com a apresentação do novo iPad, foi lançado o iOS 5.1 que nos traz um acesso super rápido à câmara a partir do ecrã bloqueado, e foi também apresentada a nova iPhoto, uma espectacular app de gestão e edição de fotos da Apple, que goza de grande fama no Mac, e que está agora ao alcance de todos no iPhone e iPad (iPhone 4 e iPad 2 para cima).


Ao abrirmos a app temos acesso imediato aos albuns de fotos que temos guardados no iPhone, onde se juntarão mais tarde albuns de favoritos iPhoto e albuns de fotos editadas na iPhoto. Temos também acesso a todas as fotos que temos armazenadas no iPhone, os eventos, os muito úteis jornais de fotos, e ainda as definições da iPhoto.


A app pode ser usada com o iPhone na vertical ou na horizontal, e o interface muda radicalmente de acordo com a orientação escolhida. Ao seleccionarmos uma foto podemos aceder às suas informações, como a sua resolução, abertura e velocidade, quando foi tirada e aonde.

É possível fazer um duplo toque sobre qualquer foto no slider de imagens, e assim poder ver imediatamente lado a lado fotos idênticas, para que possamos escolher qual a melhor para editar.


São vários os retoques que podemos fazer com esta app, desde os mais básicos rodar, endireitar o horizonte, recortar, brilho, contraste, etc, que podem ser aplicados à foto na sua totalidade.

Mas também é possível aplicar retoques pontuais em áreas específicas de uma imagem acedendo aos pincéis, onde podemos fazer zoom numa determinada zona para fazer pequenas correcções, tanto de saturação, como de luz e sombras, suavizar uma área, corrigir olhos vermelhos, etc...

Qualquer efeito que aplicarmos a uma foto pode ser copiado, para que possa depois ser rapidamente replicado em outras fotos com apenas o toque de um botão, o que é fantástico e vai poupar muito tempo a quem tiver muitas fotos idênticas para alterar.


Temos também acesso a efeitos rápidos que são muito comuns nas apps de fotografia sociais, como por exemplo os efeitos Vintage com várias tonalidades e uma vinheta escura que pode ser ajustada com o dedo, Tilt Shift, Duotone, Preto e Branco, ou efeitos artísticos.

Muitos dos efeitos desta app têm pequenos controlos que podemos deslizar com o dedo para ajustar a sua intensidade, mas a Apple não seria a Apple se não arranjasse uma maneira mais simples de o fazer. Em alguns casos temos apenas de tocar nas diferentes zonas da foto com o dedo, e depois ao deslizar para cima e para baixo, ou para a esquerda e direita, podemos ver diferentes efeitos a serem alterados em tempo real.


Uma grande novidade é a introdução dos Photo Journals, que são uma óptima ideia para criar um jornal de uma viagem que fizermos, ou de qualquer outro evento que achemos ser digno de registo. É possível ajustar as fotos à nossa medida, sendo possível editá-las directamente no jornal, adicionar quantas páginas quisermos, adicionar outros elementos como legendas, notas, mapas e até um pequeno ícone com o estado do tempo.

Estes jornais podem ser partilhados online através do iCloud, para que estejam sempre acessíveis em qualquer dispositivo iOS, e também para que possam ser partilhados na web com amigos e familiares.

Outra novidade é a possibilidade de transmitir fotos entre iPhone e iPad, desde que tenham a iPhoto instalada em ambos. Estas fotos são enviadas na sua forma original, levando consigo as informações dos efeitos aplicados, sendo possível reverter à imagem inicial se assim o quisermos.

Ainda a falar de partilha, podemos enviar as fotos directamente para o Twitter, Flickr ou facebook, e é posível visualizar um slideshow das nossas fotos directamente no iPhone ou então transmitir por Airplay para uma Apple TV.

Esta é a app que muita gente estava à espera que chegasse ao iPhone e iPad. Pelo que pude experimentar é de facto espectacular e vale bem o seu preço de 3,99€, especialmente porque é uma app universal que pode ser instalada tanto num iPhone como num iPad.

Vejam o vídeo que se segue para terem uma ideia da aparência da app, mas não dêem muita atenção a quem está a manipular a app, que parece não saber muito bem o que fazer.






iPhoto na AppStore (Portugal)


Sem comentários :

Enviar um comentário