segunda-feira, 23 de julho de 2012

Textual description of firstImageUrl

Mobile HDR

A Intellsys, criadores da HDR Photo Camera, colocaram hoje gratuita na AppStore esta Mobile HDR, uma app que nos permite misturar 3 fotos com níveis de exposição diferentes, para criarmos uma imagem final em HDR com bastante qualidade.


A ideia aqui é termos já 3 fotos com níveis de luz diferentes na camera roll, para que possam ser importadas e serem sujeitas ao processamento HDR desta Mobile HDR.

As 3 fotos podem ser tiradas com uma máquina fotográfica e posteriormente importadas por Email para a camera roll, ou então recolhidas manualmente com qualquer app que permita tirar fotos seleccionando diferentes pontos de focagem / exposição, como por exemplo a app oficial da câmara do iPhone, ou mesmo a HDR Photo Camera de que já falei aqui várias vezes, e que permite adquirir apenas as fotos sem efectuar qualquer processamento HDR.


Esta app tem algumas funcionalidades interessantes, como a opção de remover fantasmas automaticamente, o que acontece muitas vezes quando tentamos fazer uma foto HDR com pessoas na imagem, ou mesmo outros objectos em movimento (folhas das árvores ao vento, etc).

Se o modo automático não funcionar, o que pode acontecer dependendo da situação em causa, temos também a opção de desenhar uma máscara à mão, que será a zona onde a app se irá concentrar a processar, de forma a que não se verifiquem quaisquer fantasmas na imagem.

A app não é perfeita, pois não permite sequer fazer zoom quando estamos a pintar esta máscara, e por vezes ao eliminar um fantasma podemos ficar com algumas zonas com luminosidade excessiva. Mas não há milagres, com fotos HDR o ideal será sempre tirar as fotos usando um tripé, ou manter o iPhone bem quietinho durante o registo das 3 imagens.

Com a possibilidade de ajustarmos vários parâmetros de luz, contraste e saturação da imagem, bem como aplicar efeitos pré-definidos (Vignette, Dynamic, Vibrant, Sky Map) que funcionam muito bem em algumas situações, têm aqui uma app que pode vir bem a calhar nas férias, e convém instalar já enquanto se enconta gratuita na AppStore.


Mobile HDR na AppStore (Brasil)

Mobile HDR na AppStore (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário