segunda-feira, 13 de maio de 2013

Textual description of firstImageUrl

BADLAND

Ainda ontem vos falava de um jogo todo à base de silhuetas, e hoje deparo-me com este BADLAND da Frogmind, um dos jogos mais belos e espectaculares que já joguei num iPhone, que mistura uma data de géneros diferentes, desde as plataformas, correr sem parar, e até alguns puzzles para resolver.


Há que dizê-lo com toda a frontalidade, este BADLAND é lindíssimo, com um mundo todo animado sempre em movimento, um sistema de paralax com silhuetas fantástico, onde podemos ver inclusive vários animais e partes da floresta com vida no fundo do cenário.

E os sons são qualquer coisa, se tiverem headphones, façam um favor a vocês próprios e coloquem-nos nos ouvidos, senão ponham o volume do iPhone bem alto, que esta floresta está viva e parece que estamos em plena floresta amazónica, rodeados de pássaros e todo o tipo de insectos. Os efeitos sonoros das serras e os vários mecanismos que batem contra as paredes, assim como as explosões que acontecem de tempos a tempos, são dos melhores que já ouvi em algum jogo para iOS.


Neste BADLAND controlamos um pequeno ser da floresta, que mais parece um personagem saído dos filmes de animação do Miyazaki, o qual teremos de levar até ao final do nível sem que este seja trucidado por uma serra eléctrica, ou esmagado por uma pedra ou até um martelo gigante, etc.

Nesta mistura de jogo de plataformas com endless runner o cenário está em constante movimento, e para controlar o pequeno herói apenas temos de tocar com o dedo no ecrã para que este bata as asas e se eleve no ar, e ao tirarmos o dedo faz com que a pequena criatura desça de novo até ao chão.

Há que ir tocando constantemente no ecrã para ir mantendo o equilíbrio do nosso herói no ar, e para isto pode ser precisa alguma destreza da parte do jogador, mas é coisa para se aprender facilmente em poucos minutos nos primeiros níveis.

Não é explicado grande coisa ao jogador sobre o que se passa neste planeta, por isso só podemos mesmo explorá-lo por nossa conta e risco, e sempre que nos depararmos com um problema (o que normalmente implica a morte certa), há que recomeçar novamente do último checkpoint que ficou gravado (que são bem frequentes, felizmente).


Neste mundo hostil carregado de armadilhas, temos algumas ajudas que nos aparecem sob a forma de uma espécie de pastilhas coloridas, onde temos as de cor laranja, que tanto aumentam ou diminuem o tamanho da nossa criatura, permitindo que esta passe por espaços bem apertados, ou que então consiga ter força suficiente para mover alguns obstáculos, por exemplo.

Outras cores fazem com que o tempo acelere ou desacelere, essencial para atravessar alguns locais bem apertados carregados de serras eléctricas em movimento, e outras colocam a nossa criatura a rodar a toda a velocidade, ou mesmo completamente pegajosa, o que pode já não ser muito positivo.

O mais importante são as pastilhas que se transformam em clones da nossa criatura, ficando de repente o ecrã cheio delas, todas sob o nosso controlo. E porque é isto muito importante? Primeiro, quantas mais criaturas conseguirmos levar até ao final, maior a nossa pontuação, mas o mais interessante é que temos níveis onde será necessário separá-las por caminhos diferentes, para que possam activar uma alavanca, explodir uma mina, ou mesmo apanhar pastilhas essenciais para que a nossa criatura consiga escapar pelo outro caminho alternativo.


O jogo tem 40 níveis distribuídos pelos 4 períodos do dia, desde a madrugada até à noite, e conta ainda com um espectacular modo multi jogador. Neste modo absolutamente louco, podem jogar até 4 pessoas de volta do mesmo iPhone, controlando cada um a sua criatura de cor diferente. Ganha aquele que não morrer, ou aquele que chegar primeiro ao portal no final do nível, e claro, a piada é mesmo tentar empurrar os adversários para cima das armadilhas (mas segurem bem o iPhone) :D

Temos aqui um jogo universal compatível com iPhone e iPad, que vem já optimizado com uns gráficos fantásticos adaptados para os ecrãs Retina, e vai altamente recomendado aqui pelo Apps do iPhone, porque estamos perante um jogo magnífico, não haja dúvidas (está já prometido um segundo pacote de níveis para uma actualização em breve).


BADLAND na App Store (Brasil)

BADLAND na App Store (Portugal)

Tamanho: 121 MB





Sem comentários :

Enviar um comentário