sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Textual description of firstImageUrl

Moves

Levar uma vida activa e bem movimentada pode ser sinónimo de saúde, e há várias soluções para controlarmos as nossas actividades no dia-a-dia, desde as pulseiras da Nike e da Jawbone, ou mesmo até as sapatilhas da Nike. Para nós que andamos constantemente com um iPhone no bolso, temos agora uma solução ideal e mais económica com esta Moves da ProtoGeo, uma app gratuita que nos vai dizer por onde andamos e de que maneira nos movemos ao longo do dia.


Para usar esta app e obter resultados fidedignos, convém estar preparado para andar com o iPhone no bolso durante o dia. A Moves utiliza os vários sensores do iPhone para registar quando estamos em movimento, funcionando como pedómetro quando estamos a caminhar, e de acordo com a nossa velocidade, identificará também quando estivermos a correr, a andar de bicicleta, ou a usar um outro tipo de transporte qualquer.


A app faz um registo completo da nossa actividade diária, os locais por onde passamos (usa o Foursquare para tentar identificar um local, mas podemos editá-lo manualmente), o tempo que ficamos em casa, no trabalho, no café, e quanto tempo foi gasto a caminhar / correr / andar de bicicleta.

Esta actividade vai aparecendo num histórico diário representado numa linha vertical, na qual podemos navegar com o dedo, desde o início do dia (em cima), até ao final do dia (em baixo). Se seleccionarmos qualquer uma das entradas, podemos ver no mapa o local em questão, ou o percurso efectuado (com o tempo gasto e a distância percorrida).


Se fizermos zoom out no mapa, podemos visualizar toda a nossa actividade para esse dia, distinguindo facilmente o tipo de actividade pela sua cor característica. A verde podemos ver o percurso que fizemos a caminhar, o rosa é usado para indicar que estivemos a correr, o azul se estivemos a andar de bicicleta, e o cinzento é usado para outros tipos de transporte (normalmente mais rápidos que os anteriores).

Ao navegarmos para a esquerda na linha do tempo, podemos visualizar a actividade dos dias anteriores, e em cima podemos passar para a uma vista semana ou mensal, que nos dá a distância e tempo total gasto nestas 3 actividades principais (caminhada, corrida, bicicleta).


Os dados dos nossos movimentos são enviados para os servidores da ProtoGeo sempre que abrimos a app, onde são efectuados alguns cálculos mais complexos, conseguindo obter assim uma linha do tempo mais precisa. Não é obrigatória a ligação à internet, nem o uso do GPS, mas se quisermos levar isto a sério, a melhor maneira de analisarmos a nossa actividade diária de uma forma bem detalhada, é mesmo tendo todas estas opções activas.

Como já deu para perceber, esta app gasta um pouco de bateria, pois ela funciona em background, e mesmo que a fechemos na barra de multi tarefa, ela voltará a activar-se sozinha caso mudemos de local. Estes consumos extra de bateria vão depender bastante da actividade de cada pessoa, porque se estiverem quase sempre parados no mesmo sítio, a app deixa de usar o GPS, minimizando bastante o seu consumo.

É no entanto possível desactivar o rastreamento da app, tanto temporariamente (seleccionando o tempo que queremos que esta esteja offline), ou mesmo desactivando-a completamente, para que não gaste nenhuma bateria.


Para nos estimular a ser cada vez mais activos, recebemos todos os dias um resumo da nossa actividade através de uma notificação push, outra quando é completada uma semana, e outra quando batemos o nosso próprio record (estas notificações podem ser desactivadas nas definições da app).

Esta é de facto a app mais potente que já vi deste género, e nem com uma pulseira da Nike ou da Jawbone conseguiríamos obter este nível de detalhe. Os criadores da Moves têm planeadas novas funcionalidades para próximas actualizações, e serão com certeza bem vindas, que ainda se pode fazer muita coisa com todos estes dados que são recolhidos.

Não deixem de experimentar esta magnífica app gratuita, e façam os possíveis e impossíveis para serem mais activos no vosso dia a dia, retirando ânimo e motivação dos resultados que forem obtendo com esta belíssima Moves.


Moves na App Store (Brasil)

Moves na App Store (Portugal)


Tamanho: 10.1 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário