quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Textual description of firstImageUrl

Real Racing 3

Hoje é um grande dia para os fãs dos jogos de corridas automóveis, que a Electronic Arts acabou de lançar o fantástico Real Racing 3 da Firemonkeys, um jogo Freemium que podem instalar de forma gratuita no vosso iPhone, e que vos vai deixar de queixo caído com a sua qualidade gráfica e jogabilidade excelente.


Neste jogo altamente realista podemos contar com várias pistas oficiais do mundo das corridas (Silverstone, Hockenheimring), e mais de 45 carros de marcas bem conhecidas como a Porsche, Lamborghini, Dodge, Bugatti, Audi, Nissan, Ford, etc.

Temos mais de 900 eventos para competir, desde corridas para a taça, eliminação, endurance, e drag races. Algumas são as corridas clássicas onde temos de dar um determinado número de voltas à pista e chegar ao final com a melhor colocação possível, noutras temos que ver quanto tempo aguentamos sem ficar para último, ou então conseguir o tempo mais rápido num troço seleccionado da pista, ou mesmo até entrar numa corrida onde ganha quem tiver o carro mais rápido e conseguir destrocar de forma eficaz a caixa de velocidades.


O jogo arranca no que parece ser um vídeo de apresentação, mas depressa nos apercebemos que não, que estamos de facto com as mãos ao volante de um magnífico Porsche, e já estamos a correr numa pista contra vários jogadores. Esta abertura é espectacular, pois explica-nos de uma forma prática e fácil como controlar o carro, e pomos logo a mão na massa, ficando com uma ideia do que nos espera mais para a frente quando podermos finalmente comprar um carro deste gabarito.

Os controlos que vêm activados por defeito são aqueles a que já estamos habituados em vários racers, e inclusive nos anteriores Real Racing. Basta inclinar o iPhone para os lados para controlar a direcção, e tocar em qualquer zona do ecrã para travar. As ajudas de direcção, travagem e aceleração automática, vêm todas activadas de raíz, ideal para quem não está ainda habituado a este tipo de jogo.

Temos um botão para alterar o ângulo da câmara, levando-nos da visualização do exterior do carro, para o seu interior, que é um espectáculo de se ver. Os dois espelhos retrovisores funcionam em tempo real, mostrando-nos os carros que se encontram atrás de nós na pista, e podemos ver o conta quilómetros em acção no painel de instrumentos à frente do volante.


Uma das grandes novidades deste Real Racing 3 é a possibilidade que temos de jogar contra os nossos amigos (Gamecenter / Facebook), não em tempo real, mas sim num novo modo chamado "Time Shifted Multiplayer", que coloca os carros e a corrida efectuada pelos nossos amigos na prova que estamos a realizar.

Se não houvesse qualquer interferência da nossa parte, veríamos o carro de um amigo a comportar-se de forma igual à corrida que este efectuou antes. Mas como estas corridas são dinâmicas, o que fizermos na pista pode alterar por completo o resultado final e também o desempenho do nosso amigo (que receberá um aviso a dizer que alguém conseguiu bater o seu tempo).


E que tal a experiência Freemium? Os jogadores Hardcore vão odiar com toda a certeza, porque de tempos em tempos teremos que reparar o carro, mudar o óleo, afinar os travões, ou fazer variadíssimos upgrades, o que se traduz em tempos de espera. Sim, temos de esperar que o carro esteja pronto, ou então em alternativa investimos com os créditos que tivermos disponíveis (que também podem ser adquiridos com dinheiro real através de compras in-app).

Pela minha experiência inicial, consegui jogar 1h30 sem precisar esperar tempo algum, e só no final desse tempo, em que resolvi parar de jogar, exagerei e mandei fazer uma data de upgrades, reparações, e uma revisão geral ao carro, que totalizou numa espera de 45 minutos. Pelas dicas de vários utilizadores que já têm o jogo há alguns dias, o ideal será comprar o mais rápido possível 3 ou mais carros, que assim, enquanto temos um parado no mecânico, podemos continuar a correr com os outros dois.


Eu não sou um jogador hardcore, e estes tempos de espera não me incomodam nada, até porque não é muito saudável passar muitas horas com os olhos colados num ecrã tão pequeno. Seja como for, há sempre tanta coisa para fazer num iPhone, que num instante estamos a receber o aviso que o carro está pronto para as próximas corridas.

À medida que vamos concluíndo as provas, ganhamos dinheiro, que podemos depois gastar na loja com novos carros e upgrades, e vamos também desbloqueando novos eventos. Para alguns eventos precisamos de carros mais potentes, por isso preparem-se para repetir algumas das provas anteriores (de preferência contra amigos, que dá mais dinheiro se os vencermos).

Este jogo é absolutamente lindíssimo, e é uma delícia de vê-lo a correr nos ecrãs retina do iPhone e iPad. Para quem não estiver de acordo com esta nova tendência Freemium, podem sempre investir no anterior Real Racing 2 (iTunes BR / iTunes PT), onde podem jogar todas as corridas de uma assentada, sem ter de aguardar por quaisquer temporizadores.

Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação deste jogo magnífico, instalem-no já no vosso iPhone, e encontramo-nos daqui a nada numa corrida, onde espero que não atirem o vosso carro contra o meu, até porque, quanto mais baterem, mais tempo perdem em reparações. ;)





Real Racing 3 na App Store (Brasil)

Real Racing 3 na App Store (Portugal)


Tamanho: 716 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário